Vantagens e desvantagens da educação e ensino a distancia

Home »

Existem vantagens de fazer uma faculdade à distância, porém quais são os fatores que podem ser usado como vantagens e quais são as desvantagens da educação a distância?

PG - PG


// Respostas

A educação a distância veio para ficar, que não gosta desta realidade terá que se acostumar com ela, afinal a quantidade de escolas, faculdades e universidades que aderiram que estão aderindo aos cursos de educação a distância é enorme, também não é apenas a oferta que é grande já que a procura por esse tipo de curso não para de crescer. Se é verdade que a oferta depende da demanda, então podemos dizer que os dois caminhão em passos largos no Brasil.

Vantagens

As vantagens da educação a distância são muitas, dentre elas podemos destacar pelo menos três que considero mais importantes: a conveniência, o preço, a abrangência.

A conveniência é uma das grandes vantagens da educação a distância, pois um aluno que estuda através desta modalidade não precisa estar diariamente sentado em uma cadeira em uma sala de aula, isto naturalmente agrada a muitos alunos já que o tempo disponível das pessoas que cada vez menor. Desta forma, poder estudar à distância gera conveniência para trabalhadores, donas de casas e mãe de famílias que precisão dedicar o seu tempo aos cuidados da casa e da família, mas ainda assim poderia fazer uma faculdade à distância conciliando o tempo de estudo com as atividades cotidianas.

Segundo fator que considero uma vantagem da educação a distância foi a redução do custo das mensalidades, isto quando se refere à educação paga das faculdades particulares. Se você comparar o valor de uma faculdade presencial com o valor praticado por uma faculdade à distância, verá que há uma diferença significativa de valor, algo bastante importante para um país que tem uma renda per capita baixa.

Por último considero como vantagem ainda o fato na educação a distância alcançar localidades que não estavam sendo atendidas pelas instituições presenciais de educação superior, isto acontece principalmente em localidades mais remotas ou em pequenas cidades do interior dos estados, por exemplo. Esta abrangência é importante para o país pois trouxe inclusão educacional a muitas pessoas que não tinha um oportunidade de fazer uma faculdade, por exemplo.

Desvantagens

Como desvantagens podemos citar a qualidade que ainda é muito questionário por diversas pessoas, naturalmente que não era de se esperar que um modelo tão novo como é o EAD começar dando saltos de qualidade. É preciso esperar o amadurecimento do modelo para a melhora na qualidade. Este talvez tenha sido um dos únicos pontos apontados pelos críticos da educação a distância. Tem alguns casos profissionais já atuantes em determinadas áreas que se posiciona de forma contundente contra a educação a distância, como aconteceu com o curso de serviço social que enfrentou e enfrenta bastante resistência por parte dos demais profissionais desta área.  Logo eu preciso pensar que a faculdade ou a educação a distância não é ainda a solução para o ensino no Brasil, é necessário investimentos públicos na formação de professores, criação de infraestrutura adequada e outros recursos para qualificar melhor os estudantes no Brasil.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade