Vale a pena pagar o INSS pensando na aposentadoria?

Home »

Todas as pessoas que trabalham sabem que um dia irão parar de trabalhar e portanto é preciso pensar nisso. Para ter aposentadoria é necessário pagar o INSS, mas será que vale a pena pagar o INSS pensando na aposentadoria?

PG - PG


// Respostas

Na verdade esta questão não é nem se vale a pena pagar o INSS uma vez que ele é obrigatório para todos os trabalhadores formais é portanto não é necessariamente uma opção e sim uma obrigação. Para todos os trabalhadores que tem carteira assinada a empresa é obrigada a recolher do salário do trabalhador o percentual destinado pagamento mensal do INSS que na maioria dos casos gira em torno de 8% a 11% do salário do trabalhador. Este valor vai ser acumulado na conta dele e de acordo com uma tabela de anos da Previdência Social em que o trabalhador deverá fazer a contribuição, a partir de então ele passa a ter o direito de gozar da aposentadoria por ter contribuído no tempo estabelecido pela Previdência.

Se fosse uma opção, creio que muitas pessoas não pagariam, mas é preciso pensar no futuro e a aposentadoria é um benefício que as pessoas vão precisar no momento bastante delicado da vida. O que muitas pessoas fazem é pagar um plano de previdência privada, que somado ao INSS irá ajudar a complementar os rendimentos durante a sua aposentadoria.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade