Vale a pena fazer intercâmbio em outros países para estudar inglês?

Home »

Muitas pessoas sonham em passar um período no exterior para estudar inglês através do chamado intercâmbio. Este tipo estratégia é válido para aprender bem a língua inglesa? Vale a pena fazer intercâmbio em outros países como os Estados Unidos e Canadá para estudar inglês?

PG - PG


// Respostas

O sonho de aprender inglês em terras americanas, canadenses ou australianas levam muitas pessoas a investir dinheiro, tempo e dedicação para viver alguns meses ou anos fora do país e buscar aprimorar a língua inglesa. Aprender inglês não é fácil. Ouvi isso da uma professora de inglês onde eu fazia curso e a sinceridade dela é muito válida e realmente não é fácil mesmo.

Professores nativos

Uma das grandes questões no ensino da língua inglesa é o fato de ser um professor nativo, isto é um americano ou um brasileiro que aprendeu a língua. Seguramente o primeiro é mais recomendável pois conhece nativamente o idioma. Por exemplo: você prefere aprender português com um professor brasileiro ou um chinês que aprendeu português?

Intercâmbio

O intercâmbio é muito válido neste sentido já que estando nos Estados Unidos por exemplo você terá não apenas um professor nativo, mas toa a população. Creio que isto deve ser levado em conta, já que ir a uma lanchonete é nada mais que uma ótima aula de inglês e que o garçom pode ser seu professor. Mas nem tudo são flores e algumas questões precisam ser levantadas, como:

Qual o seu nível de inglês atualmente? Ir para os Estados Unidos sem saber nada do idioma pode ser complicado, penso que o intercâmbio seria útil para aprimorar e não para dar os primeiros passos.

Quem serão seus amigos lá? Lembro do caso de um casal de amigos que foi fazer intercâmbio no Canadá e as pessoas que estudavam com eles lá eram orientais. Segundo este casal de amigos, os orientais tinham muita dificuldade com o idioma, diferentemente deles (meus amigos) que já tinham uma fluência melhor. Isto gerou certa desmotivação pelo curso, já que aparentemente não houve muito progresso. Outra coisa e você ir para o exterior e conviver apenas com brasileiros.

Contudo, creio que vale a pena pela experiência e a grande oportunidade de desenvolver o inglês onde ele é de fato usado.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade