Vale a pena fazer curso de pedagogia?

Home »

Será que vale a pena para fazer uma faculdade de pedagogia para poder dar aulas em escolas públicas ou particulares? Compensa o esforço, dinheiro e tempo dedicado a esta profissão ou o mercado é ruim e as condições de trabalho também?

PG - PG


// Respostas

Sou pedagoga e inicialmente a remuneração é muito baixa até mesmo menor que o salário mínimo, mas depois de um tempo de experiência o salário base chega até R$ 1.100,00, trabalhando em um turno (manhã ou tarde). No período da noite normalmente os maiores índices de vagas são para alfabetizar na EJA (Educação de Jovens e adultos)ou trabalhar na coordenação escolar.

As maiores das vagas são encontradas na educação infantil ou ensino fundamental até o 5° ano do Ensino Fundamental, então é necessário gostar de trabalhar com crianças da faixa etária de 0 à 11 anos aproximadamente, e gostar de ensinar português, matemática, história , geografia e ciências que são as matérias que somos habilitadas a dar aulas. Apreciar trabalhar na confecção de murais, lembrancinhas, roupinhas ou adereços como exemplo cocar de índio, gorro de Papai Noel e cape de soldado usando eva, papéis e TNT e diversas atividades artísticas com gliter, tinta, papel colorido também é um requisito importante.

Em relação ao emocional é necessário ter muita paciência para lidar com as situações adversas, que as crianças trazem para a sala de aula como agressividade, desrespeito, desobediência, timidez, agitação entre outras, mas que são consequências do que eles vivem fora da escola, mas com perseverança e em por incrível que pareça em pouco tempo o profissional em pedagogia, trabalhando com amor, consegue transformar as ideias das crianças e torná-las muito amáveis, pois essa é a essência do infante.

Adriana Alves - Niterói


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade