Vale a pena estudar até a faculdade?

Home »

O estudo é mesmo importante para todas as pessoas ou seria apenas para alguns grupos mais bem vocacionados para certas áreas do conhecimento? Por exemplo: um pedreiro ou uma dona de casa precisam estudar até a faculdade? Será que vale a pena para essas e outras pessoas persistirem no estudo e buscar uma formação superior?

PG - PG


// Respostas

Antigamente existia um pensamento de que estudar era necessário apenas quando você desejasse seguir uma carreira profissional mais elevada e que exigisse uma faculdade, assim, algumas profissões não precisariam de estudos e seria uma perda de tempo dedicar anos de estudos para depois uma pessoa se tornar uma dona de casa, um pedreiro ou um agricultor, por exemplo. Fui criado em um local onde esse tipo de pensamento era natural e convencia com facilidade.

O problema disso é que as pessoas não enxergavam além de uma relação faculdade x trabalho ou estudos como qualificação profissional apenas. Como tempo passamos a perceber que o país teve uma enorme perda por cultivar esse tipo de pensamento, afinal, tivemos e ainda temos uma geração pouco comprometida com a educação e com o progresso. Isto levou a muitos refletirem sobre a importância da educação e um curso superior, não só para galgar um posto de trabalho mais elevado, mas para o desenvolvimento da vida em todas as situações.

Hoje a conclusão lógica que temos é que vale a pena fazer uma faculdade, independente de você seguir profissionalmente aquela carreira. Vemos pessoas da terceira idade fazendo faculdade, jovens e pessoas de meia idade lotam as salas das universidades presenciais e quando não podem, aderem a educação a distância que é um verdadeiro sucesso no Brasil.

Estudar e fazer faculdade é uma questão de comprometimento com o futuro e com o país que precisa de pessoas dispostas a pensar, criar e empreender para melhorar a vida de todos. Todas essas características podem ser encontradas na escola e nas universidades.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade