Universidades estaduais são publicas ou particulares?

Home »

Uma universidade mantida pelo estado ou estaduais como a USP, Unesp, Unicamp e outras são também universidades públicas ou são particulares? O que é uma universidade pública? É a mesma coisa que gratuita ou há outras diferenças?

PG - PG


// Respostas

Quando dizemos faculdade pública muita gente pode dar uma explicação a partir da gratuidade ou não, neste caso a pública é gratuita e a particular é paga. Esta afirmação é verdadeira em partes apenas e não é o melhor caminho para definir uma universidade pública.

Mas então como podemos defini-la? A universidade pública é aquele que é mantida pelo governo, seja ele federal, municipal ou a estadual. Essas instituições recebe o título de públicas pois são criadas pelo estado e para atender a população, sendo portanto de uso de todos e para todos, portanto, públicas. As universidades estaduais, como é o caso da USP, UNESP e UNICAMP em São Paulo, por exemplo, são universidades públicas estaduais, ou seja, mantidas pelo governo de São Paulo.

Gratuidade

A questão da gratuidade está implícita nessas instituições, mas não podemos tomar isso como regra. Muitas dessas universidades cobram por cursos de pós-graduação e outros tipos de cursos, contudo os cursos de graduação são gratuitos.

Estaduais

Desta forma é possível afirmar positivamente à pergunta principal de que as universidades estaduais são públicas, assim como as federais, o que muda nesse caso é que tipo de governo que as mantém, sendo as primeiras o governo do estado e as segundas pelo governo federal.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade