Universidade federal x estadual, Qual a diferença?

Home »

Gostaria de saber qual é a diferença entre uma universidade federal de uma estadual? as duas instituições podem ser consideradas públicas ou apenas uma delas? Porque existe essa diferença classificação entre as instituições?

PG - PG


// Respostas

A resposta é simples, universidades federais e estaduais ambas são públicas e diferença entre elas é que as federais são mantidos pelo governo federal através do Ministério da Educação,  quanto que as estaduais são mantidas pelos estados em que elas estão situadas.

No estado de São Paulo, por exemplo, existem pelo menos três grandes universidades estaduais que podem ser consideradas as melhores do país. As universidades públicas estaduais de São Paulo são:

  • USP - Universidade de São Paulo
  • Unicamp - Universidade Estadual de Campinas
  • Unesp - Universidade Estadual Paulista
  • Há também a Fatec - Fculdade de Tecnologia de São Paulo que do Sistema Paula Souza.

As universidades federais como já firmado acima são mantidas pelo governo federal estão distribuídas em todos os estados brasileiros com a pelo menos uma delas em cada estado. Minas Gerais é onde estão concentrados na maioria das universidades federais no Brasil. Dentre as mais conhecidas estão a UFMG de Minas, UFRJ do Rio de Janeiro, UfsCar de São Carlos em São Paulo, UFPR do Paraná, UFRGS do Rio Grande do Sul, entre outras.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade