Um estudante pode se inscrever no SISU e no Prouni ao mesmo tempo?

Home »

Um estudante que se inscreveu no Prouni para obter uma bola de estudos do governo, pode também se inscrever no Sisu para tentar concorrer a uma vaga em uma universidade pública e gratuita? Dá para ficar com os dois, ou é necessário abrir mão de um deles?

PG - PG


// Respostas

Primeiro é preciso entender cada um deles. O Prouni é o Programa Universidade para Todos do governo federal que visa conceder bolsa de estudo parcial ou integral a estudantes da rede de ensino particular em corsos de graduação em nível superior. Assim, um aluno que atenda as exigências do programa e que estuda em uma faculdade paga, poderá solicitar a concessão da bolsa e ter seus estudos gratuitos.

O Sisu é o sistema do Ministério da Educação que as instituições públicas de ensino superior usam para selecionar alunos para preencher as vagas de seus cursos. Os alunos selecionados pelo Sisu irão estudar em escolas públicas e portanto gratuitas.

Sisu e Prouni

Passado a limpo os dois programas vamos a pergunta. É possível sim um candidato se inscrever nos dois visando garantir a bolsa no Prouni ou a vaga no Sisu, contudo se o aluno for aprovado nos dois programas, terá de optar por um deles, já que não é possível manter a bolsa e a vaga em uma universidade pública.

Quando uma pessoa se inscreve no Prouni há um processo e este só poderá afirmar que a bolsa está assegurada após a assinatura do Termo de Concessão de Bolsa do Prouni, antes disso o aluno não deverá cancelar a inscrição no Sisu.

É importante considerar ainda que os dois usam a Nota do Enem e então é absolutamente necessário que o aluno faça o Enem para requerer a bolsa ou a vaga no Sisu.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade