Tive meu notebook roubado e nele havia informações pessoais

Home »

TIVE MEU NOTEBOOK ROUBADO E NELE HAVIA INFORMAÇOES PESSOAIS MINHAS ,AGORA FICO RECEBENDO EMAILS ,PEDINDO PARA EU ROUBAR DOCUMENTOS E MANDAR DINHEIRO SENÃO ELES IRÃO COLOCAR MINHA FOTO PARA APLICAR GOLPES E O PIOR É QUE ESTÃO COM MEUS DOCUMENTOS QUE ESTAVAM DIGITALIZADOS NO NOT E REALMENTE COLOCARAM A MINHA FOTO E ME ADICIONARAM NO MSN ,

SOLANGE - MARECHAL FLORIANO /ES


// Respostas

Olá Solange, que situação não?

Bem, existem algumas estratégias úteis para ajudar na identificação de um notebook caso ele tenha sido roubado, como a instalação de programas específicos que fariam o monitoramento dele quando estivesse em uso, mas no seu caso como ele já foi roubado, isto não se aplica mais.

Parece que o grande problema nem é o note em si e sim as informações pessoais que estavam nele, não é isso? Isto é muito complicado, mas a primeira coisa a fazer agora é procurar uma delegacia de polícia e fazer um boletim de ocorrência. Relate tudo que puder, leve as cópias dos emails que você diz que recebe e outras informações que julgar necessário. Em caso de uso indevido dos seus documentos, o boletim de ocorrência será a sua segurança.

Certamente a polícia dará dicas de como proceder a partir daí. Existem empresas especializadas em segurança digital que poderia prestar algum tipo de consultoria no sentido de tentar identificar o note e tentar chegar até os criminosos, mas isso é caso de polícia e eles poderão ajudá-la melhor.

Sei que não é muito, mas é tudo que posso te falar agora.

Agora, para aqueles que irão ler este texto e tem notebook, algumas dicas são válidas para evitar situações como a da Solange:

1) - Faça um seguro do notebook, nem tanto pelo aparelho,mas pelas informações que há nele.

2) - Evite deixar documentos escaneados, número de cartão de crédito, senhas de bancos e outras informações sigilosas.

3) - Como explicado acima, há programas que podem ser instalados no notebook que ajudaria em uma situação de roubo. Veja as dicas deste post do site Oficina da Net.

4) - Evite deixar o note no carro, na sala de aula durante o intervalo, na mesa do escritório enquanto sai para tomar um café, entre outras situações de descuido.


Um dos integrantes desta quadrilha é joel da rocha porto

Amigão - brasilia

Como faço o seguro do notebook?

Gostaria de dizer que o blog é bem interessante e tem me ajudado bastante.

Muito obrigada

NATÁLIA GARCEZ DA ROSA - PELOTAS


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade