Tipos de governo: Monarquia, república, ditadura e anarquismo

Home »

O governo de um país pode ser bem diferente do outro quanto a maneira de governar, relacionar-se com a população, entre outras. Por exemplo, o Brasil é democracia, alguns países ainda têm regimes totalitários. Quais os tipos de governo político ainda existem?

PG - PG


// Respostas

Monarquia

Trata-se de uma forma de governo em que o monarca (Conhecido normalmente como Rei ou Rainha) mantem-se no cargo até a morte ou abdicação, sendo assim um regime hereditário. Seu oficio e reger e coordenar a administração da nação, preocupando-se sempre com o bem comum e com a harmonia social.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Andorra, Austrália, Japão, Noruega, Espanha, entre outros.

República

É uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo, o presidente da república pode ou não acumular o poder executivo permanecendo por quatro anos.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Brasil, Peru, Bolívia, Uruguai, República Dominicana, EUA, entre outros.

Ditadura

É um regime não democrático, ou seja, possui um governo em que não há participação popular. Na Ditadura, diferentemente da democracia o poder está apenas em uma instância.

Alguns Exemplos de Países que adotam essa forma de governo: Cuba, Coréia do Norte, Vietnã, China, Miamar, entre outros.

Anarquismo

Quando não existe governo.

PS: Existem movimentos anarquistas, liderados por pessoas que defendem os ideais do anarquismo, mas não existem países identificados com essa forma de governo.

 



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade