Subsidio da caixa para compra de imóvel para quem já tem imóvel

Home »

Bem vamos lá,

Comprei um imovel(apto) financiado pela Caixa a aproximadamente 06 anos(pouco antes da liberação do subsidio do governo), portanto nao pude usufruir deste beneficio(apenas utilizei o FGTS etc).

Pergunta: Se eu vier a me desfazer deste imovel(vende-lo) em algum momento poderei usufruir do subsidio da caixa ???

Aguardo resposta, pois estou pensando e vender meu apartamento e futuramente comprar outro e gostaria de poder receber o subsidio.

Selma-20/07/2013

selma - Sao Paulo


// Respostas

Bem. Antes de tudo é preciso entender bem para que serve este subsídio e porque o governo resolveu implementá-lo no programa Minha Casa Minha Vida. Tudo começa com a necessidade de viabilizar uma linha de crédito onde o valor da prestação fosse muito baixo para permitir que pessoas de baixa renda tivessem condição de pagar o financiamento e assim obter sua própria casa.

No Brasil o valor da prestação de um imóvel não pode ser superior a 30% da renda familiar, logo uma pessoa quem tem renda familiar de R$ 1.500,00 mensais não poderia fazer um financiamento onde a prestação fosse superior a R$ 450,00. O problema é um imóvel por mais simples que ele seja o valor da prestação ficaria acima disso, então o governo criou alguns mecanismo no Programa Minha Casa Minha Vida para derrubar o valor da prestação, um deles foi reduzir significativamente a taxa de juros e outro foi o subsidio.

O subsídio é então um valor que o governo dá para pessoas como forma de reduzir o valor financiado permitindo assim que as prestações não exceda os 30% da renda familiar.

Então a pergunta que você precisa fazer é: Eu terei direito ao subsídio? Se sua renda familiar for baixa sim, caso contrário não. Quando ao vender o imóvel para financiar outro visando o subsídio, creio que seja possível, mas isto deve ser feito por necessidade e considerando a questão que acabei de dizer sobre ter ou não direito.

A coisa certa a fazer é: Procure a Caixa, pois só eles poderão dar uma resposta concreta neste caso.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade