Qual a nota máxima do Enem?

Home »

Um aluno excepcional e que fizer a melhor prova possível no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, poderia alcançar qual nota máxima? Existe a nota 1000? Este é o limite ou ninguém poderia chegar a este valor?

PG - PG


// Respostas

A metodologia atual de avaliação das provas do Enem se baseia na metodologia estatística denominada TRI (Teoria De Resposta ao Item) que avalia o desempenho do aluno em relação aos milhares de alunos que prestaram a prova. Dentro desta metodologia mesmo que o aluno acerte todas as questões do exame ele jamais ira ficar com o resultado 1000, e de igual modo mesmo que um candidato erre todas as questões do exame ele também não ficara com a nota zero.

O objetivo da avaliação não é saber quantas questões o aluno acertou sim conhecer seu grau de domínio dos diferentes problemas e conteúdos apresentados, e saber como ele relaciona estes conhecimentos.

Com relação a redação e sua avaliação, esta não segue a metodologia TRI, portanto, nesta prova se o aluno escrever for bem, ele poderá alcançar a nota máxima 1000.

As notas máximas e mínimas obtidas no ano de 2012 foram as seguintes:

SCALA DE NOTAS DO ENEM 2012

PROVA

NOTA MÍNIMA

NOTA MÁXIMA

Ciências humanas e suas tecnologias

295,6

874,9

Ciências da natureza e suas tecnologias

303,1

864,9

Linguagens e códigos e suas tecnologias

295,2

817,9

Matemática e suas tecnologias

277,2

955,2

Redação*

0

1.000

Fonte: MEC/Inep



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade