Qual a importância do livro e de ler bons livros?

Home »

Dizem que a leitura é um dos pilares da educação e se isto é verdade o livro assume um papel fundamental na formação das pessoas. Que tipo de leitura é mais recomendada? Qual a importância do livro e de ler bons livros?

PG - PG


// Respostas

A leitura é algo necessário para todas as pessoas. Quem lê mais geralmente escreve melhor, argumenta melhor e compreende melhor as coisas do cotidiano. A leitura de bons livros desperta em nós algo surpreendente pois nos faz enxergar a vida com outros olhos. Ler precisa ser antes de tudo prazeroso e não uma coisa chata e onerosa. Para isso é importante a escolha de livros adequados de autores que realmente conseguem prender a leitura do leitor.

A importância da leitura é muito forte para a escrita, afinal escrevemos aquilo e sobre aquilo que conhecemos. As palavras, as construções textuais, a transferência de uma ideia ou pensamento só pode ser feita a partir de modelos que lemos e de coisas que aprendemos, então quanto mais leitura, melhores serão as possibilidades de bons escritores.

A importância de ler bons livros também se manifesta no olhar que passamos a ter sobre o mundo, sobre todas as coisas e sobre nós mesmos. Parece que no dia a dia construímos uma visão de mundo muito limitada ao que acontece em nossa volta e esquecemos que corremos o risco de reduzir tudo a uma caixa de fósforos e nos esquecer de que lá fora as coisas são diferentes, as pessoas são diferentes e o mundo é diferente. A leitura nos coloca fora da caixa e nos faz ver quão pequeno era o mundo em que vivíamos.

Veja aqui uma relação de bons livros: http://www.evangelizacao.blog.br/livros-que-ajudam.aspx



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade