Qual a importância do banco de dados para as empresas?

Home »

Parece que atualmente as empresas de maneira geral dependem muito da tecnologia para sobreviver. Esses sistemas usam bancos de dados para guardar todas as informações? Qual a importância do banco de dados para as empresas atualmente?

PG - PG


// Respostas

Banco de dados é o nome de um software que hoje é mais conhecido como Sistema Gerenciador de Banco de Dados – SGDB que é usado para armazenar os dados que foram ou serão processos em uma organização qualquer. Um banco, uma indústria, uma loja, uma prefeitura e outros tipos de organizações precisam guardar os dados de seus funcionários, clientes, fornecedores, compras, vendas, estoque de produtos, entre tantas outras informações relacionadas ao gerenciamento e funcionamento da empresa.

O banco de dados está por traz de tudo isso e por isso é possível afirmar que sua importância é vital para qualquer empresa da atualidade. Oracle, Microsoft SQL Server, DB2, Sybase, PostgreeSQL, MySQL e outros SGDB´s são os principais e mais usados por empresas do mundo inteiro.

Se uma empresa perder seu banco de dados em muitos casos poderia significar sua falência, na melhor das hipóteses, seria um problema administrativo sem precedentes. Todo banco de dados de empresas. Normalmente tem um rígido sistema de backup ou cópia de segurança que garante a restauração dos dados em caso de uma pane série ou perda dos dados. Desta forma é correto afirmar que o backup é tão importante quanto o próprio banco de dados.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade