Qual a importância da tecnologia e informática na educação?

Home »

Diante do uso constante na tecnologia no cotidiano das pessoas, qual seria a sua importância para a educação no Brasil e de que forma a tecnologia e à informática propriamente dita pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos na escola?

PG - PG


// Respostas

A tecnologia pode ser muito útil para escola e à educação como um todo abaixo veremos com os motivos que justificam este pensamento:

Interatividade

Computador, notebook, tablet e outros dispositivos eletrônicos podem ser usados na sala de aula explorando o fator interatividade, algo bastante comum entre os alunos.

Como uso da informática alunos pode acessar a internet para fazer uma viagem virtual usando o Google Maps, por exemplo. Pode também consultar as diversas enciclopédias, dicionários e outros recursos linguísticos, sites de jogos educativos como os de matemática, física, química, entre outros. Neste caso os alunos podem não ouvir a aula, como interagir permitindo melhor assimilação.

Descontração

Outro fator importante é que a tecnologia pode tornar aula mais descontraída e isto poderá ajudar os alunos na concentração naquilo que estão estudando, ou seja, evita a dispersão e à falta de interesse muito comum em  muitas escolas atualmente. Naturalmente que o professor precisará estar preparado para usar corretamente os recursos tecnológicos a seu favor garantindo uma aula mais produtiva que com maior descontração.

Percepção

A importância da tecnologia na educação tem a ver com a percepção que ela pode proporcionar aos alunos uma vez que os dispositivos de informática são geralmente perceptivos. Os tablets, por exemplo são sensíveis ao toque o computador exige o uso do teclado e mouse, desta forma os alunos precisam interagir e perceber as respostas dos dispositivos os comandos que vocês estão emitindo.

Cotidiano

A importância do uso da informática também está relacionada com o fato de que os alunos já estão acostumados com a tecnologia no cotidiano. Nas relações com os colegas muitas vezes tudo isso é feito via tecnologia e, portanto na escola seria apenas uma extensão daquilo que eles já vivem no dia a dia. Sabemos que o aprendizado é mais fácil quando caracterizado de uma forma mais natural, se isto é verdade, então é correto dizer que a tecnologia poderia beneficiar no processo de aprendizado.

Interesse

Uma grande dificuldade que professores de todos os níveis escolares enfrenta é a falta de interesse de muitos alunos que por sua vez alegam que as aulas são cansativas, especialmente as aulas expositivas. Talvez nós dois lados estejam corretos. O uso de métodos mais eficazes poderá ajudar tanto alunos como professores e uma aula interativa utilizando recursos de informática e tecnologia atual poderá ser útil para despertar interesse de alunos e facilitar o trabalho dos professores.


Adora iniciativas relacionadas a Tecnologia e Educação.

Creio que o país tem muito a ganhar com isso.

Aos que gostam, eu estou usando o ExamTime (www.examtime.com.br) para criar as aulas e compartilhar com os alunos.

Vale muito a pena pois é grátis e possui várias ferramentas online!

Alessandra Fu -


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade