Qual a importância da democracia?

Home »

A democracia é assunto em muitas discussões, especialmente no cenário político de um país. Mas qual a real importância da democracia para um país como o Brasil? Que cenário poderíamos ter sem a democracia em nosso país e como isso afetaria a vida das pessoas?

PG - PG


// Respostas

A democracia é basicamente o governo do povo, ela se opõe a aristocracia que é um governo formado pelos nobres. Na democracia o povo exerce o poder direta ou indiretamente através de seus representantes.

A importância da democracia é basicamente a prevenção da barbárie que muitos já adotaram no passado. Em um sistema de governo totalitário tudo pode acontecer, como de fato quase tudo aconteceu nos inúmeros casos no passado. Basta estudarmos um pouco para entendermos que quando o poder concentra-se muito em uma pessoa ou em um grupo muito pequeno de pessoas a possibilidade de isso dar certo é muito pequena. Alguns governantes na antiguidade chegaram ao absurdo de obrigar o povo a adorá-lo como se fosse um deus.

A democracia não resolve todos os problemas, afinal o povo também tem lá seus problemas, mas o fato do poder não estar centralizado é um bom começo. Ainda que muitos pensem errados, haverá grupos de resistência, de oposição que farão um equilíbrio entre um extremo e outro. Considere ainda a possibilidade do povo, ainda que tenha cometido erros, possa reverter isso em um processo democrático.

A democracia é boa e a sociedade ocidental, especialmente, beneficiou muito com ela na construção de países soberanos e com oportunidade do povo se manifestar publicamente e livremente com suas opiniões e o poder de decisão através do voto nas pessoas que os representarão nas esferas públicas do país.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade