Qual a idade certa para uma criança começar a estudar computação?

Home »

Existe uma idade certa para uma pessoa começar a estudar informática? Por exemplo, no caso das crianças o melhor é começar logo cedo para aproveitar o tempo ocioso e iniciar o aprendizado de computação ou é preciso esperar ganhar maturidade para ter um aproveitamento melhor?

PG - PG


// Respostas

Começar a aprender informática deve ser ainda em criança! Muitos defendem esta ideia de forma absoluta e colocam logo seus filhos em escolas de informática imaginando que estão saindo na frente e dando um grande passo no aprendizado de computação pela criança. Esta questão merece algumas observações e como professor de informática a mais de 20 anos, creio que posso legislar esta causa.

Está correto pensar que uma criança terá mais facilidade de aprendizado dado ao período de desenvolvimento e tempo livre que ela terá, isto é bom, mas por outro lado é preciso pensar que a tecnologia é coisa de gente grande, mesmo com os apelos dos pais emocionados com seus filhos que ainda pequenos sabem mexer mais no computador do que os próprios pais.

Quando digo que tecnologia é coisa de gente grande, quero dizer que mexer no computador é uma coisa, aprender a usar a informática de maneira correta requer alguns pré-requisitos e algumas experiências que virão com o tempo. A idade certa para aprender não existe, mas como professor confesso que fico muito preocupado com muitos alunos que desejam aprender tecnologia, mas não tem pré-requisitos.

Contudo não quero dizer que uma criança não deva aprender a informática e que a idade certa é só depois de adulto, mas querer que uma criança de 9 anos aprenda a usar o Excel que é uma ferramenta de gestão de empresas, não seria a coisa mais inteligente a fazer. Há softwares para crianças e a softwares para adultos. Cada um requer um pré-requisito. As escolas e os pais deveriam estar atentos a isso.

Mas sempre é hora de aprender. Crianças aprendem com programas de crianças e adultos com programas de adultos. O aprendizado não tem idade e nem limites, assim como a informática.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade