Qual a função do Ministro e Secretário da Educação?

Home »

Para ter cada vez mais oportunidades educacionais, precisamos de líderes, ministros e secretários da educação que realmente estejam preparados e comprometidos com um futuro melhor educacional em nosso país. Mas afinal, oque um Ministro da Educação e Secretário da Educação fazem realmente num país e num estado ou município?

PG - PG


// Respostas

Ministro da Educação

O ministro da educação está encarregado de criar, analisar, fiscalizar e gerenciar todos os recursos e formas de educação no país. É ele que define como os programas educacionais do governo irão ser desempenhados e onde serão empenhados como exemplo o Fies, ProUni e Enem.

O ministro da educação, é que assina e autoriza por exemplo, que um estado como São Paulo tenha algum benefício educacional sediado pelo governo federal, e tem plenos poderes de cancelar esse direito. Fica sob sua responsabilidade, saber onde cada centavo de recursos financeiros em prol da educação, estão sendo empregados em cada estado da nação.

Secretário da educação

Assim como o ministro, o secretário faz o mesmo que o ministro mas em abrangência estadual ou municipal, sendo que este pode ter auxiliares como assistentes que façam a fiscalização de cada município ou região de uma cidade, e veja oque cada escola daquela área necessita.

O secretário deve dar explicações e relatórios ao prefeito ou governador, além do ministro da educação, de como o dinheiro está sendo usado no estado ou cidade e assim fazer o uso correto dos recursos para que a educação seja realmente eficiente e para todos.

 



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade