Qual a diferença entre Nota Fiscal e Cupom Fiscal, NFe e NFS-e?

Home »

Produtos comumente usados no dia a dia, a Nota Fiscal e o Cupom Eletrônico são itens que fazem parte da rotina de diversas pessoas. É importante saber o que cada produto é e como funciona porque dificilmente você nunca vai precisar de um deles na vida. Como funciona cada um, o que é e para que serve?

PG - PG


// Respostas

NF ou Nota Fiscal

A nota fiscal, ou documento fiscal, todo mundo conhece mesmo que não queira. Quando você compra um produto em uma loja possivelmente ele vai ser entregue com uma nota fiscal. Este é seu comprovante de compras que é um registro de posse de um produto. A loja está passando um produto de sua possa para a de quem comprou e é preciso algum dado para informar isso.

Nos dados de uma nota fiscal eletrônica temos as seguintes informações: nome do estabelecimento que fez a venda do produto ou serviço, endereço, contato, CNPJ, nome do produto e valor do item comprado com os impostos.

Além de mostrar a troca de posse, a nota fiscal tem uma outra finalidade muito importante: pagamento de tributos. É por meio da nota fiscal que os órgãos podem recolher os impostos, já que eles cobram pelo talão de emissão de notas.

Cupom Fiscal

Cupom fiscal é um documento que tem um valor semelhante à uma nota fiscal. Ele serve para comprovar que uma venda foi feita e é um comprovante de tributos pagos. Sua impressão é feita em uma impressora especial e tem apenas como diferencial da NF que não vale para troca. Apenas a Nota Fiscal vale para a troca de produtos ou ressarcimento do valor.

O que é uma Nfe?

Nfe é a sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Até o ano de 2009 para emitir uma nota fiscal era preciso retirar um talão, preencher os dados e entregar. Contudo, esta forma de emitir nota fiscal é um pouco demorada e gasta bastante papel caso erre. Para evitar tais problemas e usar de uma forma mais prática foi criada a Nota Fiscal Eletrônica, que pode ser emitida com o uso da Internet, basta apenas preencher os dados para receber o pagamento. Os valores dos impostos devem ser pagos da mesma forma que uma nota em papel tradicional.

NFS-e

Esta é a sigla para uma nota fiscal eletrônica de serviços.

Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade