Qual a diferença entre furto e roubo?

Home »

Existe algum diferença entre furto e roubo? Como classificar uma ação criminosa onde um bem qualquer foi subtraído de uma pessoa sem o seu devido consentimento?

PG - PG


// Respostas

Você sabe se você foi roubado ou furtado? Existe uma grande diferença entre os dois, mesmo que as pessoas usem os dois termos para contar o mesmo caso. A diferença entre roubo e furto está em como aconteceu a ação, ou seja, como o bem foi subtraído da pessoa determinará o tipo de delito que foi cometido. Veja abaixo as diferenças:

Roubo

Se você estava andando com o seu celular e ele foi tirado das suas mãos com você vendo o caso, isso é um roubo. Você estava estacionando o carro e alguém chegou e usando uma arma lhe obrigou a entregar o carro, isto é um roubo. No roubo a pessoa está vendo algo retirado de si sem conceder, mas ela sabe que isso está acontecendo. Houve um contato entre o agressor e o agredido. Perante a justiça não importa se houve violência ou não (um contato físico mais direto), é um roubo da mesma forma.

Furto

O furto é diferente. Se um ladrão tira alguma coisa de uma pessoa, mas a pessoa não sabe quem é que praticou o ato e não teve contato, então ela foi furtada e não roubada. Este tipo de situação envolve roubar algo da bolsa de alguém, tirar algum valor da carteira de uma pessoa, seja um bem ou dinheiro. Ocorre também quando você deixa o carro estacionado em alguém lugar e voltando ao local o carro não está mais ali.

Fonte: Dicionário Aurélio



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade