Qual a diferença entre faculdade e universidade?

Home »

Algumas instituições de ensino superior são faculdades, outras são universidades e ai entra a dúvida: qual a diferença entre os dois termos? Fazer uma faculdade é a mesma coisa que fazer universidade? Para o aluno há diferenças que possa impactar em seu curso ou na formação profissional?

PG - PG


// Respostas

Esta pergunta não é incomum e ele engrossa a lista de tantas coisas que vemos por ai que tem nomes diferentes, mas na prática parece ser a mesma coisa, pelo menos do ponto de vista de quem está de fora ou não acompanha as atividades acadêmicas de perto. De fato e na prática não há muitas diferenças, mas elas existem sob alguns pontos.

Faculdade

Segundo o MEC todas as instituições de ensino superior são inicialmente credenciadas como faculdades, podendo depois elevar-se ao grau de universidade. Então a principio é uma condição natural para todas. Também chamamos de faculdades as especificidades que uma instituição tem para determinado curso superior. Mesmo dentro das universidades há faculdades, como a faculdade de direito da UFMG, a faculdade de Medicina da Unicamp, faculdade de engenharia da USP e assim por diante. Portanto a faculdade trata de um assunto em particular.

Universidade

A universidade pode ser definida de várias formas, como por exemplo a junção de diversas faculdades, mas perante o MEC há outras características para caracterizá-la como ter pelo menos um terço do corpo docente como mestres e doutores e pelo menos um terço do corpo docente em regime integral. Existe ainda a questão da função da universidade que obrigatoriamente tem que ter ensino, pesquisa e extensão.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade