Qual a diferença entre cursos técnicos e cursos livres

Home »

Em muitas escolas há cursos técnicos e também outros cursos que são aqueles de menor duração, como os treinamentos de uma semana, um final de semana ou um curso de 40 horas por exemplo. Qual a diferença entre cursos técnicos e esses cursos que são chamados também de livres, profissionalizantes, de capacitação, entre outros nomes.

PG - PG


// Respostas

Dentre os diversos cursos que são oferecidos pelas escolas no Brasil a grande maioria é de cursos livres, os técnicos são ofertados em menor quantidade por precisar atender a algumas exigências. Veja as diferenças entre eles:

Cursos técnicos

Os cursos técnicos são aqueles que fazem parte do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação e se submetem ao MEC que dará a autorização para a oferta ao público. Esses curso tem exigência de carga horária mínima, cumprimento do currículo do curso e ainda são submetidos a fiscalização do MEC. Clique no link acima para ver quais são eles. Ao término eles conferem certificados que são reconhecidos pelo Ministério da Educação no Brasil.

Outra característica é que por serem cursos oficiais, eles exigem a presença mínima do aluno em pelo menos 75% das aulas, como ocorre em outros níveis da educação foral no Brasil.

Cursos livres

Já os cursos livres são todos os que não requerem autorização do MEC para funcionar e não conferem um diploma oficial e reconhecido pelo Ministério da Educação. São exemplos de cursos livres os de idiomas com o inglês, espanhol, italiano e outros, cursos de computação, corte e costura, música, entre outros. Geralmente os cursos livres são de carga horária mais curta e as características do curso, bem como a sua grade curricular e definida de forma livre pela escola que irá ofertar o curso.


Nem um tipo de curso de informática,nem mesmo cursos de montagem e manutenção "hardware", podem ser reconhecidos pelo MEC?

Ana Karoline - SP


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade