Qual a diferença entre construtivismo e educação tradicional?

Home »

A educação que foi usada no Brasil até hoje era a tradicional, mas parece que ultimamente muito se tem falado da educação construtivista. Afinal, qual a diferença entre construtivismo e educação tradicional? Em termos práticos isto muda alguma coisa?

PG - PG


// Respostas

Existe uma diferença significativa entre a educação tradicional que conhecemos no Brasil e a educação construtivista definida por alguns pensadores do passado e adotada em muitas escolas e por muitos educadores no presente. Primeiro é preciso considerar que elas partem de pontos de vista diferentes e no aspecto prático as duas abordagens interfere de forma significativa na maneira como professores trabalham com seus alunos e na forma como esses reagem.

Educação tradicional

Educação tradicional parte do princípio de que o professor é uma espécie de centro da aula, onde sua ação é fundamental para a transferência do conhecimento que ele detém para o seus alunos. Normalmente neste modelo de educação o professor utiliza os métodos tradicionais que são as aulas expositivas, aplicação de provas como processo de avaliação, entre outros métodos. Esse tipo de educação tem sido bastante questionado nos últimos anos e praticamente abolido em algumas situações.

Construtivismo

A educação construtivista ou o construtivismo parte do princípio de que o aprendizado deve ser construído ou não necessariamente transferido do professor para o aluno. Neste modelo o professor deixa de ser o centro do aprendizado e passa a ser um mediador, atuando de forma ativa na mediação do aprendizado do aluno. Para isto este professor precisa utilizar de outros meios para levar o aluno a construir o seu próprio conhecimento, entre esses meios que o professor pode ou deve utilizar estão as chamadas metodologias ativas, que pode ser um estudo de casos, uma peça teatral, a análise de um texto ou de um cenário qualquer, pesquisas, entre outros métodos em que o aluno tenha que desenvolver uma interação direta com meio ou com objeto de estudos em si.

Para o professor a mudança é muito significativa, no caso do construtivismo, porém, ele deve ter um planejamento muito maior e uma atuação muito mais efetiva durante a aula, já que ele  deixa apenas de falar o que sabe parar ajudar o aluno a encontrar o que ele deverá aprender. Para o aluno a diferença também é facilmente percebida, já que na educação tradicional ele adota uma postura mais cômoda, limitando muitas vezes a assistir às aulas e se preparar para prova. No construtivismo ele precisa construir algo, ir além e desenvolver habilidades e competências que são previstas para aquele curso.


Muito boa resposta,estou iniciando agora na pedagogia e amo trabalhar com educação infantil.Me encaixou muito no construtivismo.Estou com um conflito bem grande já,pois percebo que trabalhar em escola particular o construtivismo é um pouco difícil,penso que a criança da educação infantil não pode perder a sua essencia, que é ser criança.

Nara Regina de Santana Silva - Cão Carlos


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade