Qual a Diferença entre azedo e amargo?

Home »

Quando uma pessoa chupa limão, tem o hábito de dizer que ele é muito azedo, mas quando comemos ou tomamos outros tipos de alimentos às vezes usamos a expressão amargo. Existe diferença entre azedo e amargo no que diz respeito aos alimentos ou também no comportamento de uma pessoa

PG - PG


// Respostas

Pelo menos no dicionário as palavras azedo e amargo compartilham muitos atributos e dependo do caso elas dizem a mesma coisa. Primeiro é preciso considerar que elas podem ser usadas para tratar de alimentos ou de comportamentos de pessoas.

É comum dizer que determinada pessoa está azeda e isto significa que ela está mal-humorada, por exemplo. O mesmo pode ocorrer se dissermos que esta pessoa está amarga, neste caso perceba que o entendimento pode ser mais amplo e não apenas um simples mal humor, mais aqui tem a ver mais com amargura ou rancor.

Quando nos referimos a alimentos é possível identificar diferenças também. Por exemplo: o limão é considerado amargo, o mesmo pode ocorrer um uma fruta que não está totalmente amadurecida. Mas se dissermos que determinado alimento está azedo, significa que ele está estragado e portanto há aqui esta diferença.

Contudo, como você pode perceber há muita similaridade entre os dois termos e portanto é necessário analisarmos o contexto onde cada palavra foi usada para determinarmos corretamente o que ela quer dizer e qual o sentido ela está sendo aplicada.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade