Quais vulcões mais ativos do mundo e quais existem no Brasil?

Home »

Quais vulcões mais ativos ou em atividade atualmente do mundo? Existe algum deles que está localizado no Brasil ou apenas em outros países?

PG - PG


// Respostas

Os vulcões mais ativos desta década são os seguintes: Monte Kilauea no Hawaii, Popocatépetl em Puebla no México, Miyakejima na Ilha de Miyakejima no Japão, Tungurahua em Tungurahua no Equador, Rabaul em Papua- Nova Guiné, Monte Sakurajima em  Kyushu no Japão, Monte Etna em Sicília na Itália, Eyjafjalljokull na Islândia, Dukono em Halmahera na Indonésia e Shiveluch em Kamchatka na Rússia.

Os vulcões sempre causaram fascínio, temor e adoração entre os homens, eles podem ser causadores de grandes catástrofes, mas ao mesmo tempo podem nos proporcionar espetáculos de imensa beleza.

Os vulcões costumam se formar nos locais de encontro, entre 2 ou mais placas tectônicas, as placas tectônicas se movimentam e essa movimentação é uma das causas que podem iniciar a atividade vulcânica, causando terremotos, maremotos, explosões de gases, e até mesmo o envenenamento das águas, por conta dos gases tóxicos liberados. 

No Brasil, os solos são muito antigos e por isto não existem vulcões em atividade e nem risco de que eles voltem a ficar ativos nos próximos milhares de anos, no entanto, no passado remoto o Brasil já possuiu uma intensa atividade vulcânica na região amazônica.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade