Quais são as ferramentas da qualidade e de marketing?

Home »

Quais são as principais ferramentas da gestão da qualidade? Quais são as ferramentas mais comuns de marketing?

PG - PG


// Respostas

Kaoru Ishikawa (1915-1989) foi  responsável pela organização das Sete Ferramentas de Controle da Qualidade, que facilitaram e mudaram a forma como o mundo enxerga o controle de qualidade dentro das organizações.De acordo com Ishikawa  as ferramentas de qualidade são :

  • 1: Gráfico de Pareto.
  • 2: Diagrama de Causa e Efeito.
  • 3: Histograma.
  • 4:Folha de Verificação.
  • 5: Gráfico de Dispersão.
  • 6:Fluxograma.
  • 7:Carta de Controle

Com relação as ferramentas de marketing elas são:

  • 1. Benchmarking
  • Um método busca em primeiro plano a inovação e a melhoria dos processos para alcançar melhores resultados
  • 2. Servqual
  • Uma escala utilizada pelas empresas para compreender melhor seus clientes e suas expectativas.
  • 3. CRM (Customer Relationship Management). Um trabalho e analise conjunta de todos os processos de produção, distribuição, vendas e marketing de uma empresa com foco em atender as expectativas do cliente.
  • 4. FOFA  ou Swot(Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Método que visa compreender  os pontos fortes e fracos de  seu trabalho.
  • 5. Segmentação de mercado. Basicamente Identificação dos grupos de clientes.
  • 6. Sistemas de informações de marketing (S.I.M.) Todo aparato destinado a coletados dados de marketing
  • 7. Pesquisa de mercado
  • 8. Plano de marketing: Plano de ação  agregando todas os conceitos acima.


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade