Quais religiões existem no Brasil e no mundo?

Home »

É verdade que existe milhares de religiões no mundo ou isto é um exagero? Quais são as principais religiões que existem no Brasil e no mundo na atualidade?

PG - PG


// Respostas

Muitas, muitas e muitas. A quantidade de religiões existentes leva a números incertos uma vez que é preciso levar em conta o método usado para a contagem, mas qualquer que seja ele levará a números bastante elevados. Salvo engano, ouvi certa vez que o número de religiões é de aproximadamente 10 mil em todo o mundo. O site Wikipédia conseguiu listar mais de 150 delas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es).

As quatro maiores religiões do mundo são:

  • Cristianismo
  • Islamismo
  • Budismo
  • Hinduísmo

Embora não seja considerada uma das maiores em termos numéricos, o judaísmo é extremamente grande em importância, especialmente para os cristãos que tiveram suas origens na pessoa de Jesus Cristo que veio ao mundo no contexto e mundo judaico.

No Brasil predomina o Cristianismo em com duas fortes vertentes, sendo o catolicismo romano e o protestantismo ou evangélicos como é mais conhecido atualmente. Sendo o último Censo do IBGE, o número de católicos teve mais uma queda em números de adeptos, enquanto que houve um aumento no número de evangélicos.

Sobre os evangélicos no Brasil há um interessante artigo no Blog Evangelização com o título: Quem são os evangélicos, quantos são e onde estão no Brasil.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade