Quais os indicadores que formam o IDH e IDHAD?

Home »

Quais as diferenças entre o IDH e IDHAD para medir a qualidade de vida ou o desenvolvimento humano? Quais os indicadores que formam o IDH e IDHAD?

PG - PG


// Respostas

O IDH “Índice de Desenvolvimento Humano” (IDH) é um indicador criado para tentar avaliar a qualidade de vida de uma população de acordo com três premissas de qualidade consideradas básicas ao ser humano: Educação, Renda e Saúde.

Para se chegar ao IDH avaliam-se diversas variáveis abaixo citaremos algumas:

Longevidade e expectativa de vida.

Educação avaliada de acordo com a expectativa de numero de anos de educação que uma criança recebera ao iniciar a idade escolar e também pelo numero médio de anos de educação que uma pessoa recebe ao longo da vida.

O nível de renda de uma população, sendo avaliado nesses quesitos a Renda Nacional Bruta e o poder de paridade de compras.

O IDHAD “Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desigualdade” tem como objetivo mensurar o grau de desigualdade social de uma população.

Ele verifica as disparidades existentes entre os mesmos índices analisados pelo IDH, ou seja, ele também avalia a expectativa de vida, a longevidade, a saúde e a educação, mas o faz por meio de ferramentas matemáticas apropriadas para avaliar a desigualdade existente entre os membros dessa comunidade com relação a estes mesmos quesitos.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade