Quais medicamentos o enfermeiro pode prescrever?

Home »

É verdade que um enfermeiro pode até prescrever o uso de medicamentos? Neste caso quais medicamentos o enfermeiro pode prescrever?

PG - PG


// Respostas

Desde 2013, os enfermeiros voltam a ter direito a prescrição de medicamentos. A proibição tinha sido manifestada pelo Conselho Federal de Medicina, mas foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal.

Entre os medicamentos que o enfermeiro pode prescrever estão os relacionados a tratamento de doenças como Aids, dengue, asma, diabetes, tuberculose, hipertensão arterial e outras.

Enfermeiros tem total liberdade de prescrever medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública (existem aproximadamente 18 programas atualmente). A medida é necessária, pois em muitos estados, os médicos não dão conta da demanda da clientela, sendo necessária o auxilio do enfermeiro para que todos possam ser atendidos o mais rápido possível.

Os medicamentos já são pré-estabelecidos pelo COREN e a prescrição não deve ser um ato isolado, mas parte de um conjunto de medidas relativas a consulta na enfermagem. Outras ações como o pedido de exames são necessárias para a eficácia da medida. Lembrando que o enfermeiro responde, desta forma, por todos os danos ou prejuízos advindos da sua prática.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade