Quais iogurtes contem probióticos e lactobacilos vivos?

Home »

Dos iogurtes que temos disponíveis para o consumo, quais deles contem probióticos e lactobacilos vivos?

PG - PG


// Respostas

Os probióticos são derivados da farmácia ou de alimentos, eles podem estar presentes em leites fermentados e iogurtes. Para que seja possível sua existência é necessário a existência de um ou mais micro-organismos vivos,  tais como os lactobacilos e as bifidobactérias. Basicamente, ambos estimulam o bom funcionamento do intestino, agindo no gastrointestinal e no urogenital. O consumo de probióticos é essencial para a manutenção do seu intestino em forma, evitando que agentes maléficos entrem pela parede intestinal e façam mal a saúde de todo o seu organismo.

São exemplos de iorgutes e leites fermentados que contem probióticos e lactobacilos: Iogurte grego, iorgute natural caseiro, Yakult e Actimel.

No entanto, a ingestão de probióticos e lactobacilos pode ser feita pelo consumo de suplementos. Eles ajudam o intestino a absolver os principais nutrientes, como cálcio, ferro e vitaminas B, aumentando significativamente o valor nutritivo de tudo que come. No caso do uso de suplementos, deve sempre ter um acompanhamento médico.

Existe uma infinidade de produtos lácteos no mercado, mas como saber quais destes contem os elementos probióticos que auxiliam na saúde e na recuperação da flora intestinal?

Uma dica simples para quando for ao mercado adquirir estes produtos é procurar na embalagem os seguintes nomes, “Lactobacillus ou  Bifidobacterium”, são estes os principais agentes benéficos para nossa flora intestinal e encontrados em yogurtes e nos demais produtos lácteos.

Os lactobacilos e probióticos agem no organismo equilibrando a flora intestinal auxiliando assim na restauração das defesas do organismo, eles também regulam o intestino e auxiliam em uma melhor absorção dos nutrientes essenciais para a manutenção de nossa saúde. Algumas pessoas relatam benefícios já no primeiro dia de consumo, mas no geral são necessários pelo menos 15 dias para que se note com mais nitidez as transformações benéficas obtidas por meio do consumo destes alimentos. Alguns cientistas reconhecem que o consumo de apenas um copo destes yougurtes  “enriquecidos” ao dia , já seria suficiente para a manutenção de um intestino saudável e regulado. Lembrando que toda modificação alimentar benéfica, sempre terá melhores resultados se for associada a uma dieta balanceada e a pratica de exercícios físicos regulares.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade