quais documentos servem para comprovar renda de autonomo.

Home »

MINHA CASA MINHA VIDA = Quais documentos servem para comprovar renda de autonomo ? Funções: Pedreiro - pintor - marceneiro -encanador - eletrecista -

Valter Franco - Presidente Prudente-Sp


// Respostas

Esta é uma boa pergunta e de fato causa certas dúvidas, afinal o trabalhador autônomo é deferente do trabalhador que tem carteira assinada e portanto pode comprovar renda tranquilamente, mas o autõnomo geralmente não tem nenhum documento que faça isso.

Se uma pessoa trabalha como autônomo como você citou em funções de pedreiro, pintor, marceneiro, eletricista e outros é normal não haver muitos documentos que comprove sua renda, mas isto é perfeitamente possível. Eu mesmo já tive em situação similar quando precisei financiar a minha casa e eu trabalhava registrado e autônomo ao mesmo tempo, como eu precisava compor as duas rendas fiz o seguinte:

A renda formal eu comprovei com o holerite, já para o trabalho autônomo eu usei a declaração de imposto de renda que é o melhor documento para fazer este tipo de comprovação, seja para o Minha Casa Minha Vida ou outros tipos de financiamento.

Declaração de imposto de renda

A declaração de imposto de renda é obrigatória a todas as pessoas, mesmo que seja de isento que é quando o valor não atinge o mínimo para recolhimento do imposto. Para quem não é autônomo e precisa comprovar renda, a dica e fazer a declaração, mesmo que não seja necessário, pois você terá um documento validado pela Receita Federal que comprove sua renda e poderá usá-la para financiamento e outros fins.

Se você não pode esperar março do ano que vem para fazer a declaração anual, use o Carnê Leão que é o pagamento mensal do imposto de renda.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade