Quais documentos fiscais devo guardar por mais tempo e quais são os mais necessários?

Home »

Bem o que eu quero exatamente, são exemplos dos principais documentos fiscais que devo guardar e por quanto tempo devo guardá-los com algumas observações como por exemplo atualizações de alguns deles, é isso ai valeu pessoal, aguardo a resposta de vocês e muito obrigado!

Higor Castro - São Paulo


// Respostas

O prazo máximo recomendado para você guardar documentos fiscais quando se faz pagamentos, notas fiscais outros documentos similares de 5 anos, mas esta é a recomendação apenas e cabe a cada um definir o prazo que irá usar para guarda de documentos. Normalmente as contas de consumo tema validade menor uma vez que após 3 meses de não pagamento geralmente o serviço é cortado e portando se já passou os 3 meses e o pagamento foi confirmado, não faz muito sentido guardar isso por muito tempo.

Mas outros casos são mais delicados como por exemplo na compra de algum produto que tem uma garantia longa, neste caso é absolutamente necessário que você guarde documento fiscal pois em caso de necessidade de acionar a garantia é preciso que o documento disponível. Outro item também em que exige a guarda do documento por mais tempo é em caso de produtos segurados e uma vez que não existe necessariamente um prazo máximo para a cobertura de um seguro é recomendado guardar a nota fiscal do produto pelo menos enquanto durar a vigência do seguro.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade