Quais cidades já foram capitais do Brasil?

Home »

O Brasil tem uma longa história e a sede do governo por exemplo já passou por diversas cidades desde a proclamação da república até a capital atual que é Brasília. Quais as cidades que já serviram de sedes para o governo federal e se tornar um capitais do Brasil?

PG - PG


// Respostas

Se analisarmos de maneira correta as duas cidades que foram capitais do Brasil foram as cidades do Rio de Janeiro e a atual cidade de Brasília. Isto se levarmos em conta que é uma capital só é definida a partir do momento em que temos um estado soberano e que isto só aconteceu a partir da independência do Brasil em 1822, portanto de lá pra cá as duas capitais que o Brasil teve foi Rio de Janeiro e Brasília.

Mas antes da independência enquanto o Brasil era uma colônia de Portugal a cidade de Salvador, São Luís, Belém e o próprio Rio de Janeiro também foram capitais. No caso de São Luís e Belém é  preciso considerar que houve uma época em que a colônia esteve dividida entre a repartição do norte a repartição do sul se portanto houve essas cidades que serviram como sede no governo do Brasil.  Contudo em 1822 quando houve a independência e a partir daí então ficou Rio de Janeiro como capital até 1960 quando a cidade de Brasília foi inaugurada e passou a ser a capital do país é a sede do governo federal até os dias de hoje.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade