Quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

Home »

As guerras sempre trazem muitos males à todas as nações envolvidas, mas em alguns casos há países que se juntam em bloco para guerrear. Na 1ª Guerra, quais blocos participaram da primeira guerra mundial?

PG - PG


// Respostas

A primeira guerra mundial iniciou porque os países industrializados disputavam mercados, fontes de matérias primas e as áreas de influência política. Tudo isso por conta da competição gerada pelo Imperialismo (sex. XIX) nos países já industrializados.

Surgem então dois blocos dos países nessa corrida. São eles:

Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.

A tríplice Entente era formada por Inglaterra França e Rússia, enquanto a Tríplice Aliança foi formada pela Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.

Houve uma primeira fase com a movimentação de tropas e depois uma segunda fase com as trincheiras. A terceira fase foi entre 1917 e 1918, quando os Estados Unidos entra na guerra pelo lado da França (tríplice Entente) e então a Alemanha é derrotada.

A Itália entrou na Tríplice Aliança e se manteve neutra até 1915. A Rússia saiu do combate, depois da Revolução Russa (1917). O Brasil teve uma participação pequena com o envio de um navio à guerra.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade