Quais as vantagens e desvantagens do sistema operacional Linux?

Home »

Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar um sistema operacional Linux? Ele é de fácil manuseio? Consigo encontrar aplicativos disponíveis para ele? Em relação a custo ele é bom? E vírus e pragas do sistema, ele é vulnerável a essa ameaças?

Francielen - Artur nogueira / Sp


// Respostas

A principal vantagem do Linux é por ele ser um sistema operacional de código aberto e ter a sua distribuição gratuita. Quanto ao código aberto é uma vantagem que muitos não percebem ou nem fazem ideia para que isso serve, já quanto a gratuidade é um item interessante que atrai a atenção de grandes usuários como os governos, por exemplo.Outra vantagem está relacionado ao que você perguntou sobre vírus, já que a maioria dos vírus são produzidos para atacar o Windows que é mais popular, assim ao usar o Linux você acaba tendo uma proteção natural.

Como desvantagem está principalmente a falta de aplicativos de qualidade e compatibilidade com aquilo que as pessoas estão acostumadas a usar no Windows. Embora existam muitos aplicativos bons, na verdade eles são bem aceitos pela maioria dos usuários, especialmente os mais leigos que estão muito familiarizados com tudo aquilo que roda em Windows. Outra desvantagem é que o sistema Linux não é simples como o Windows ou pelo menos difere na maneira de operação e pensar cansa.

Embora a discussão entre Linux e Windows tenha sido bastante acirrada no passado, parece que as coisas acalmaram um pouco e não é de se estranhar que com o tempo tudo se ajusta e cada um vai para o seu devido lugar ou onde melhor se ajusta.


Olá.

Sou estudante de administração de sistema linux pelo curso adv, www.cursoadv.com.br.

Acredito que as desvantagens principais sejam a falta de compatibilidade entre programas e o fato do linux ser menos intuitivo que o windows.

Mas é um ótimo sistema operacional para que consegue aprender a usá-lo.

DIEGO - Rio de Janeiro


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade