Quais as principais teorias da administração?

Home »

Teoria Clássica, Neoclássica, Burocracia e outras. Quais as principais teorias da administração, quando elas foram formuladas e o que defendia cada uma delas?

PG - PG


// Respostas

Administração Científica (1903) - Esta teoria considera que a administração é uma ciência que deve tratar da racionalização e do planejamento das atividades operacionais em seus níveis.

Teoria Clássica (1916) na qual a administração é uma ciência que deve lidar com a formatação e a estrutura das organizações.

Teoria Neoclássica (1954) Uma reformulação da teoria clássica mais focada nos objetivos.

Teoria da Burocracia (1909) que  trata dos modelos burocráticos das organizações.

Teoria Estruturalista (1947) Baseada na estrutura social do setor organizacional visando expandir os olhares sobre o processo administrativo.

Teoria das Relações Humanas (1932) visa combater os princípios clássicos por meio de uma maior ênfase das relações humanas e pessoais.

Teoria do Comportamento Organizacional (1957) com base no estudo  psicológico das organizações esta teoria procurou atualizar os conceitos da teoria das relações humanas.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962) uma atualização da teoria anterior pautada no planejamento da gestão organizacional e em abordagem aberta do sistema administrativo.

Teoria Estruturalista (1947) Também baseada na sociologia das organizações

Teoria da Contingência (1972)  baseada no principio de que nas empresas não há nada de absoluto portanto o modo de agir do administrador deve se adaptar a realidade de cada empresa.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade