Quais as igrejas pentecostais e neopentecostais?

Home »

O que é uma igreja pentecostal e quais as igrejas pentecostais e neopentecostais existem aqui no Brasil? Qual a diferença dessas igrejas para as demais do gênero evangélico ou protestante?

PG - PG


// Respostas

Embora exista uma certa confusão em termos de definição, acredita se que as igrejas pentecostais são aquelas que surgiram a partir do movimento pentecostal da rua Azuza em Los Angeles nos Estados Unidos a partir de 1906. Este movimento o que é visto como um resgate da doutrina da igreja primitiva que preza pelo batismo no espírito e a atuação dos dons espirituais na igreja.

Se considerarmos dessa forma as duas principais igrejas pentecostais no Brasil seriam Assembleia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil, essas duas igrejas são também classificadas como pentecostais clássicos. Contudo existem outras igrejas que também são pentecostais como a Igreja do Evangelho Quadrangular, Brasil para Cristo, Deus é Amor, Igreja do Nazareno, entre outras.

Faz necessário ainda levar em consideração o que no segmento das igrejas  tradicionais como a Presbiteriana, Batista, Metodista, Luterana e outras tiveram algumas cisões que surgiram também grupos pentecostais dentro dessas igrejas. Quando isso acontece normalmente elas são chamadas de renovadas.

Neopentecostal são igrejas que surgiram bem depois e que adotaram algumas práticas um pouco diferente dos pentecostais clássicos, muitas dessas igrejas priorizam muito a teologia da prosperidade, da cura divina e da operação de milagres em seus cultos. As principais igrejas neopentecostais são a Comunidade Renascer, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça e Igreja Mundial do Poder de Deus.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade