Quais as funções de um juiz e um promotor de justiça?

Home »

O que exatamente faz um juiz? E um promotor de justiça, quais as atribuições dele? Quais as funções de um juiz e um promotor de justiça?

PG - PG


// Respostas

Existem três poderes, são eles o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O juiz faz parte do poder judiciário e o promotor não pertence a nenhum deles, fazendo parte do Ministério Público. Por sua vez, o Ministério Público é dividido em esfera Federal e esfera Estadual e atua em todas as áreas do Direito. A função do Ministério Público é a de fiscalizar os poderes legislativo e executivo.

O promotor atua na acusação, no âmbito criminal, denunciando os acusados em inquéritos. Cabe a ele também pedir ao juiz a condenação dos acusados. Em resumo, o promotor denuncia e requer a sentença em todas as instâncias do criminal. Já nas áreas Trabalhista, Civil, Tributária e outras, o promotor age como fiscal da lei, ele é responsável por fiscalizar se tudo está sendo feito como a lei exige.

Por outro lado, o Juiz apenas pode julgar os processos. Após avaliar ambas as partes (a acusação do promotor e a defesa do réu) ele condena ou não. O juiz não tem poder de acusação ou de defesa, ele apenas exerce a função do julgo.

Não há uma hierarquia entre Juiz e Promotor, pois ambos são de esferas diferentes e tem funções muito diferentes.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade