Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

Home »

Será que existe alguma diferença entre senso comum e conhecimento científico? Como isso pode ser explicado em termos simples com algum tipo de exemplo prático da nossa vida cotidiana?

PG - PG


// Respostas

Conhecimento científico ocorre baseado em experiências e tudo que é verdade na ciência tem que ser resultado de provas concretas e de testes suficientes para justificar aquela verdade. Portanto ninguém pode tomar uma verdade particular mas precisa realizar experimentos e comprovar que a tese que defende é verdadeira com base nos resultados que apresentou. Um bom exemplo disto são os medicamentos que tomamos constantemente, para concluir que um remédio é bom para dor de cabeça, ele precisa ser testado exaustivamente e comprovado que sempre que um número muito significativo de pessoas que estão com dor de cabeça toma aquele remédio, a dor se cessa.

O senso comum é aquilo que aprendemos no dia a dia e também pode ser conhecido como o conhecimento empírico . São aqueles conhecimentos passados de pai pra filho ou de uma pessoa para outra. Pode ser também conhecido como o conhecimento popular pois é muito comum em um determinado local em que é do conhecimento de todas as pessoas.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade