Quais as diferença entre a monarquia e a republica em regime político?

Home »

Monarquia e a república podem ser consideradas regimes de governos? Há um paralelo entre as duas coisas ou são completamente distintos seu uso e sua aplicação? Quais os exemplos de monarquia hoje em dia e em quais países encontramos o regime de república na atualidade?

PG - PG


// Respostas

Sim. Monarquia e república são dois regimes de governos que apresentam algumas características bem distintas e diferem entre si em muitos pontos. Abaixo algumas características de cada um.

Monarquia

A monarquia é um sistema de governo comandado por uma única pessoa, o monarca, e este cargo é hereditário, ou seja, ele passa de pai para filho e assim o poder não sai das mãos da família real. A grande característica aqui é que o monarca é educado desde criança para ser rei e por isso é possível que quando chega o momento de assumir a função ele teve tempo de sobra para fazer uma sólida preparação. Como o cargo é vitalício os projetos do governo podem ser feitos em longo prazo e sem interrupções por conta da troca de governo.

Atualmente a Inglaterra, Bélgica, Dinamarca, Espanha, entre outros países adotam a monarquia.

República

A república é também um sistema político ou governo onde o presidente é a figura máxima e este cargo é eletivo, ou seja, o mandato de um presidente varia entre quatro ou cinco anos e depois há eleição para a escolha do novo presidente. Este regime pode ser questionado pelo curto prazo de mandato e a possibilidade da não realização de todas as obras previstas, muito menos de plano de ações de longo prazo, já que normalmente quando ocorre a troca de presidente é comum haver paralisação das ações do governo anterior, especialmente quando este não é do mesmo partido.

Atualmente o Brasil, Estados Unidos, Argentina, França, entre outros países adotam a república.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade