Quais as definições das siglas CBO, CEP e ABNT

Home »

No Brasil o uso de siglas é bastante comum em vários lugares, embora algumas delas sejam já bastante conhecidas, outras são pouco comentadas e talvez nem todos conheçam os seus respectivos significados. Por exemplos, as siglas CBO, CEP e ABNT, quais as definições de cada uma delas?

PG - PG


// Respostas

As siglas CBO, CEP e ABNT referem-se ao catálogo do Ministério do Trabalho, ao código de endereçamento dos Correios e a Associação de Normas Técnicas. Veja abaixo os detalhes:

CBO – Catálogo Brasileiro de Ocupações

É um catálogo do Ministério do Trabalho usado para catalogar as profissões e ocupações no Brasil. Cada profissão tem o seu respectivo código e ele é usado em diversas áreas como na declaração do imposto de renda, nas estatísticas relacionadas ao trabalho, na devida colocação de um profissional em determinado setor, entre outros. Você pode consultar a CBO no site do Ministério do Trabalho através deste link: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite

CEP – Código de Endereçamento Postal

O CEP é uma sigla dos correios usada para criar um endereço único e facilmente identificável no Brasil. Ele é composto por um número de 8 dígitos que serve para identificar um endereço específico, seja uma rua ou uma cidade. Nas grandes cidades o CEP é por rua, ou seja, cada rua tem seu próprio CEP, já nas cidades de pequeno e médio porte o CEP é único na cidade.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

A ABNT é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a normalização e padrões técnicos no Brasil. Ela é muito citada em trabalhos acadêmicos, mas a ABNT não está limitada a normalização e normas para documentos acadêmicos, já que sua atuação se estende a diversas área técnicas no Brasil. Saiba mais sobre a ABNT aqui: http://www.abnt.org.br/



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade