Quais as áreas do direito, como civil, criminal e outros?

Home »

Um advogado depois de formado e aprovado no exame da OAB pode exercer qualquer área do direito? Quais as áreas do direito em nosso país, como civil, criminal, trabalhista e outras classificações?

PG - PG


// Respostas

Quando falamos em advocacia ou o exercício do direito logo nos vem a mente os principais deles como o civil, trabalhista e criminal, afinal parece que a maioria dos advogados trabalham nesta tríplice vertente do direito. Mas na verdade este ramo é muito extenso é dada as particularidades de cada segmento há diversos outros ramos. Alguns deles com subdivisões como pode ser visto nos exemplos abaixo:

O Direito Civil, por exemplo pode ter como subdivisão o direito de Família, das Obrigações, das Sucessões, das Coisas e Direito Imobiliário. Já o Direito Processual pode ter Teoria Geral do Processo, Direito Processual Civil, Processual Penal e Processual do Trabalho.

As principais ramificações são as seguintes:

Direito do consumidor, do trabalho, eleitoral, penal, militar, internacional, canônico, bancário, constitucional, desportivo, tributário, autorais, entre outros.

Você poderá ver outras divisões aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito#Ramos_do_direito



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade