Profissão: Ténicos em Plásticos, mercado de trabalho e salário

Home »

Como é a profissão de Ténicos em Plásticos? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Ténicos em Plásticos?

PG - -


// Respostas

A profissão citada é a de Técnico em Plásticos, apesar de não muito conhecida vem se tornando muito atrativa e muito procurada nos últimos anos. Como o próprio nome já sugere este profissional está sempre em contatos com o mundo da tranformação de materiais termoplásticos em diversos setores das indústrias de peças e embalagens. Se você parar só um pouquinho para olhar em sua volta a grande maioria de objetos que você utiliza hoje em dia no seu lar, na sua casa ou no seu emprego são feitos de materiais plásticos. O que estudar: Bom com certeza você vai precisar de alguns cursos de qualificação para se tornar um bom profissional nesta área. Exemplos: um curso de metrologia, um de operador de injetora, extrusora, sopradora, projeto de moldes. Onde estudar: Senai Mario Amato ( São Paulo). Colégio Técnico de Campinas Cotuca Unicamp.(Campinas) Dia a dia da profissão: Como existem vários tipos de processamento de plásticos o ideal é que você se especialize em uma área por exemplo no meu caso eu trabalho com injetoras de diversos tipos e tamanhos apesar de conhecer outros processos mas não como o de injeção, já que existem pequenos produtos injetados como uma tampinha de refrigerante e grande como até um parachoque de caminhão. O dia dia de um profissional é bem movimentado especialmente se for em uma empresa do ramo automotivo devido aos inúmeros tipos de peças e moldes diferentes existentes. A regulagem dos parâmetros de processo requer conhecimento do equipamento e também de matéria prima. Mercado de trabalho: O salário está bem atrativo por ser em nível Técnico, porém já existem especializações na área, existem muita demanda e ofertas de vagas nas regiões Sul, Sudeste onde se pagam os melhores salários, mas também a procura já começou por estes profissionais também em outras regiões. E o interessante que existem muitas vagas disponíveis, porém poucos profissionais com experiência no mercado. Conselhos para quem quer ser Técnico em plásticos: Que escolha primeiramente o processo que irá atuar e se possível ingresse na área mesmo que como operador para adquirir conhecimento em máquinas pois os cursos oferecem muita teoria mas pouquíssima prática. Pois as escolas não tem máquinas para treinamento devido ao custo elevado dos equipamentos. Adquirindo um bom conhecimento do equipamento e um bom conhecimento de materiis você já estará apto para desenvolver sua profissão. Muito importante também é realizar estudos sobre novas tecnologias pois o mercado está em constante evolução é necessário assinar alguma revista de Tecnologia em Plásticos estar sempre pesquisando os sites existentes na área tais como: Guia do Plástico, Planeta Plástico, IAP (Instituto Avançado do Plástico entre outros.

Luís Fernando Ribeiro -

Trabalho a 8 anos e confesso ser fascinante, pois é uma profissão desafiadora e o aprendizado é constante. Não existe uma "receita" para solucionar problemas e daí eu explico o prazer. E desafiador e compensa financeiramente. Dedicação sempre. Valeu!!!!!!

Fábio Machado de Abreu - VARGINHA-MG

bem, eu nao sou tecno em plastico mas trabalho na area em uma empresa de autopecas e souregulador de maquina injetora,gostei muito dessa area e pretendo fazer este curso.

uitanacy rodrigues de souza - dias davila -Ba

ja trabalho no ramo e pretendo fazer mais cursos,pois sou facinado por maquinas de injeçao,estou querendo fazer o curso de preparador tecnico na IAP vcs me aconselham...lembrando a longa distacia vale a pena ,e o certificado e bem aceito no mercado...

juliano paiva de oliveira - varginha mg

Aqui no meu Bairro tem algumas Industrias de Produção de Plástico.Estou querendo fazer um curso técnico.

Viviane - São Paulo

VIVIANE PODE SIM FAZER O CURSO POIS O MERCADO É MUITO GRANDE E TEM UMA BOA ACEITAÇAO PARA MULHERES,PRINCIPALMENTE COMO OPERADORA DE INJETORA.

juliano paiva - varginha mg

Minha duvida é com todos esses problemas que o meio ambiente vem sofrendo,umas dessas causas é o plástico, então eu me pergunto,se logo, não vão fazer de tudo pra evitar o plástico,inventar outras formas e soluções para necessidades do dia dia,e sem contar que o petróleo pode acabar no prazo de 60 anos,baseado em dados de pesquisas sobre possíveis fontes do petróleo. Oque vocês acham? Obrigado.

Emerson Rodrigues - sorocaba

Eu tenho 17 anos e pretendo fazer este curso no senai.Eu ando pesquisando e achei muito fantástica essa profissão.Será que o mercado hoje aceitam mulheres para trabalhar nessa área? Me respondem por favor.Obrigada.

Angela Silva - SP

Iniciei o curso de Técnico em Plásticos esse ano e eu fiquei fascinada, pois é uma área que abrange vários setores. Porém, estou em dúvido sobre qual faculdade exercer logo após o curso, alguém pode me ajudar?

Ana Paula Carneiro Santana - São Paulo

Vou iniciar o curso agora mais antes de mim inscrever eu pesquisei muito e vi que a empresa do plástico cresce cada vez mais e não tem profissionais capacitados para exercer a profissão. Por isso resolvi fazer o curso, vou fazer aqui pelo Senai, aqui em Salvador na Bahia!! Sem contar que gosto muito dessa área química com processos de transformação, então uni o útil ao agradável.

mironaldo da conceição dias - CANDEIAS-BA


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade