Profissão: Escritor, mercado de trabalho e salário

Home »

Como é a profissão de Escritor? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Escritor?

PG - -


// Respostas

Já tenho 9 livros publicados e a maior dificuldade de um escritor é divulgar e vender seus livros, fora do ambiente das grandes editoras e distribuidoras, que ficam com o maior lucro da venda de seus livros. Optei em publicar meus próprios livros através de minha própria editora www.editora-opcao.com.br que mantive por 11 anos, fechando-a em 2010 e mantendo o site e o nome Editora Opção, de minha propriedade, atuando a partir de 2010 como autônomo, tendo assim menor despesa que antes tinha (contador, Nota fiscal eletronica, etc). Divulgo e vendo meus livros pelo meu site. Se vale a pena ser escritor? Somente a realização de publicar suas idéias. Financeiramente não se consegue viver da venda dos livros. Livrarias geralmente não aceitam livros de escritor que não seja consagrado. Acredito que essa situação é geral em todas as livrarias. Opção de um escritor iniciante é publicar seus próprios livros e divulgá-los pela internet.

Antonio de Andrade - Lorena, SP

olha , meu caro ! Sabemos que é muito difícil vender sem marketing, principalmente livros , exatamente por que o brasileiro ainda mantem o habito de perguntar aos invés de buscar soluções atraves da leitura , e devido a preguiça, ler pouco . Sujestâo : Não existe só voçê com este problema , reuna todos os escritores independentes que conheça e crie uma associação , juntos podemos ir longe e chegar ao ápice do sucesso. Voçês podem criar ; um site de vendas online , podem juntos abrir uma loja num shopping e etc... , são apenas ideias que podem alavancar a careica de muita gente que sonha em tornar-se conhecido ou reconhecido e também viver desta profissão tão bonita e importante, agora para finalizar procure entender o que o povo que ler ou o que desperta a atenção do leitor , não escreva apenas por sonho. Espero ter ajudado.

José Carlos - Itaimbé-Potiraguá/ba

As grandes livrarias e grandes distribuidoras dão preferencia às obras lançadas por escritores consagrados, inclusive colocam-nas em destaque, em locais de muita visibilidade. Isto acontece em qualquer ramo artistico, há uma preferencia por nomes já consagrados e premiados. Acontece que as pessoas não nascem escritores consagrados. Todos tem um começo. Tem que escrever obras com conteúdo, cada um na sua especialidade, e fazer um trabalho eficiente de divulgação. Acredite, hoje em dia é mais fácil. Veja que o consagrado Álvares de Azevedo, que hoje é de estudo obrigatório, somente teve seu primeiro livro publicado mais de 20 anos após sua morte.

Wagner Woelke - São Paulo - SP

eu tenho uma trilogia de livros atualmente eu meu computador ja a escrevo a um ano a media e de 900 paginas, a historia e do molde de o senhor dos aneis um livro muito bom, mas estou com dificldades em converçar com as editoras, pois ele so mandam para mim a mensagen: sr: aldemir alves da silva agradecemos a sua preferencia por nossa editora, mas no momento nao estamos rcebendo obras. ):

aldemir alves da silva - ribeirao preto sp

A profissão de escritor é uma das áreas que fascina, pois o artista consegue transmitir seus pensamentos e sentimentos ou ainda suas intenções através da escrita, muitos conseguem fazer literatura, os escritores normalmente são conhecidos pelos livros que publicam, e até existe o escritor chamado de amador por não publicar seus livros. São muitos os escritores famosos e considerados os melhores, no Brasil, por exemplo, existe escritor como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Luis Veríssimo, ainda há em Portugal escritor como José Saramago, Lídia Jorge, Eça de Queiroz e Miguel Torga, esses são apenas alguns de muitos outros não tão conhecidos, mas que fazem parte desta área de escritor. A classificação de escritor não se dá apenas aos que escrevem romances, mas também a todos os tipos de escritas, há escritor de livros e textos de auto-ajuda, de jornais que são autores e portanto escritores.

siteopiniao - cidade


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade