Profissão: Despachante de Veículos, mercado de trabalho e salário

Home »

Como é a profissão de Despachante de Veículos? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Despachante de Veículos?

PG - -


// Respostas

Acho que devereia continuar sob comando do Estado SP., (DIRD), já que estão tentando passar p/adm. como um Adm. sem concurso podera assinar uma CNH/CRV e outros docs. importantes são motorista que dirigem Taxis, Onibus, Onibus Coletivos, Escolar, Caminhões, etc..., e qto aos ja concursados como despachante policial (na época) como ficaram sendo que é direito adquirido. Perde a Profissão. grato.

Luiz Barba - São Paulo

Em Portugal a profissão de despachante oficial é exercida por outrem, seja em qual lugar do país estiver, e por qualquer forma de representação, estando nos atos e formalidades previstos na legislação aduaneira, juntamente com as declarações e na promoção dos documentos de mercadorias sujeitas a impostos especiais sobre o consumo e também declarações com implicações aduaneiras. Particularmente no Brasil há diversos tipos de despachantes, sendo eles o documentarista (cuida dos documentos dos veículos), aduaneiro (cuida dos documentos junto a Aduana) e o Despachante de Trânsito (cuida da documentação de veículos, e placas veiculares). Saiba que um despachante documentarista pode desenvolver suas atividades junto aos órgãos de trânsito (Detran), agenciando documentos de veículos. E também pode ainda, agenciar documentos junto a órgãos municipais, estaduais e federais, porém, que não dependam da exigência de outra profissão. Lembre que para se tornar um despachante aduaneiro, deve-se exercer a função de ajudante de despachante aduaneiro durante pelo menos dois anos. Já o Despachante de Trânsito, segundo a descrição da CBO (Código Brasileiro de Ocupações) nº 4231-10 "representam o cliente junto a órgãos e entidades competentes; solicitam a emissão de documentos de pessoas físicas e jurídicas?.

siteopiniao - cidade

fui despachante concursado e credenciado pelo detran de minas gerais e o sr fhc com uma canetada destruiu a nossa profissão.

leandro - contagem


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade