Profissão: Contabilista, mercado de trabalho e salário

Home »

Como é a profissão de Contabilista? Como é o mercado de trabalho, formação necessária e salário de quem trabalha como Contabilista?

PG - -


// Respostas

Exerço a profissão desde 1964 quandop era apenas estudante e auxiliar de contabilidade.Depois que terminei o curso técnico assumi diversas empresas como titular. Cursos ou qualificação necessária para o exercício da profissão: Além do curso regular, dverá o profissional fazer cursos (mesmo de curta programação) de: ANÁLISE DE BALANÇOS, GESTÃO E CONTABILIZAÇÃO DE TRIBUTOS (LUCRO REAL, PRESUMIDO, SIMPLES) nas esferas federais, estaduais e municipais - IPI, ICMS e ISS. Ter conhecimento de informática a nível de usuário, principalmente EXCEL. Ter conhecimento e práticas de sistemas como ERP." Melhores Escolas para estudar: A nível estadual: Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC, SEUNE, UFAL. Como é o dia a dia do profissional: Árduo. Pois normalmente terá tarefas todos os dias, com implicações administrativas (gestão) e legais (tributárias), quando deverá, senão por meio da internet, verificar e solucionar pro lemas "in-loco" nos órgão púiblicos inerentes. Mercado de trabalho: Atualmente rui (em questão de colocação) pois a anti-ética afugenta os bons e excelentes profissionais dos empregos, além da idade do candidato. Conselhos para quem quer ser Contabilista: Estudar. Estudar e Estudar. E em quarto lugar estudar mais. A nossa legislação tributária modifica ininterruptamente. Espero ter ajudado aos sitistas dae plantão. E agradeço.

Não informado -

Creio que necessita-se de orientação do que fazer para se qualificar para exercer a contabilidade pública (gestão, planejamento e execução), sou funcionario público e estou nessa área a 10 anos, diante disso todo conhecimento que é necessário para exercer a função que no caso seria do contador e sou apenas assist. adm e com graduação em Analise de sistemas e cujo foram adiquiridos com treinamento da empresa fornecedora do sotware. Grato.

Ednilson Zanardo - laranjal pta

Prezado senhores: Estou no ramo a vários anos,inclusive na década de 60,hoje,não dependo muito da área, confesso tenho orgulho daquela época,pois tinhamos que aprender mesmo,era mais valorizado nossa classe,hoje eu não faria esse curso por diversas razões.1 quem ganha mais hoje são os programadores que vendem esses progrmas contabeis.2 Nosso sindicato é péssimo não temos nem tabela de honorários fixos. 3 è uma vergonha baixos salários comparados com outras profissões do mesmo nível,tudo tem tabela é e caro exemplo sindicato,CRC e tudo etc menos contador que trabalha por conta tem que lutar muito para sobrevir e Sindicato não ajuda em quase nada,até os eventos são carríssimo etc e ninguem faz nada,isso é uma vergonha,pois até no tribunal trabalhista o justo é contratar contador,mas admite qualquer área basta ser curso superior,isso pra mim é um absurdo,um tapa na cara ,isso sem contar que a maioria desses serviços é feita por curiosos,pois a internete ajuda e atrapalha,pois muitas vezes o Contador só come osso,o filé fica na mão se curiosos,que não pagam nada de sindicato CRC etc e ninguem faz nada,isso é uma vergonha.

Manoel Galdino - Campinas SP


// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade