Prestação e saldo devedor na Caixa, funciona da mesma forma para o PAR.

Home »

A CAIXA oferece a opção de aquisição antecipada de compra, mediante pagamento da diferença entre o valor do imóvel arrendado pelo Programa de Arrendamento Residencial - PAR, e os valores já pagos a título de taxa de arrendamento. PRA ESSE SALDO DEVEDOR VALE A REGRA DE AMORTIZAÇÃO SEM JUROS? POIS O CALCULO DA CAIXA ESTA SENDO PEGAR A PRESTAÇÃO ATUAL E MULTIPLICAR PELO RESTANTE DE MESES QUE FALTA.

ANDRÉ FEIJÓ DE LIMA - Maceió / AL


// Respostas

Interessante sua pergunta e embora eu não conheça bem o Programa de Arrendamento Residencial, mas pelas informações disponíveis dele no site da Caixa dá para concluir que o cálculo do saldo devedor dele é diferente de um financiamento normal. Veja o que diz nas Condições de Arrendamento:

A contratação do arrendamento residencial é firmada por meio de Contrato por Instrumento Particular de Arrendamento Residencial com Opção de Compra.

O valor inicial da taxa de arrendamento do imóvel é igual a 0,7% do valor de aquisição do imóvel (ou de 0,5%, caso a família arrendatária tenha renda mensal de até 4 salários mínimos). Anualmente a taxa é reajustada pelo índice de atualização aplicado aos depósitos do FGTS na data de aniversário do contrato.

Com essas informações é possível fazermos o seguinte cálculo: 0,7% do valor do imóvel x 180 meses significa que você irá chegar a 126% do valor do imóvel. Ou seja, 26% é o que você paga a mais do valor a vista do imóvel. No caso de um financiamento o excedente que você paga supera e em muito 100%, pois esta embutido juros e no caso do pagamento por antecipação, os juros precisam ser descontados. No caso do Programa de Arrendamento Residencial, parece que não há incidência de juros.

Isto é apenas um hipótese.

Se a minha hipótese estiver certa, então justifica-se o fato deles multiplicarem o valor da prestação pelo restante de prestações que ainda não foram pagas, mas isto quem poderá te dizer com certeza é a própria Caixa. Leia o contrato de arrendamento que você assinou, pois certamente está sendo explicado isto lá.

Leia sobre o programa aqui: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_social/mg/habitacao_social/par/saiba_mais.asp



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade