Português: Os 100 erros mais comuns na língua portuguesa

Home »

Que o português é um idioma complicado todo mundo sabe e que os erros de pronúncia, escrita e interpretação também são bastante comuns, mas existe algum documento que mostra os 100 erros mais comuns na língua portuguesa?

PG - PG


// Respostas

As dificuldades com a língua portuguesa são muitas visto que o idioma é extremamente rico e isto pode trazer  também mais dificuldades para estar alinhado a forma correta de pronúncia a escrita. Os brasileiros tem o hábito de cometer bastantes erros com o uso do português, mas isto não é culpa do idioma e sim da baixa escolaridade que muitos brasileiros.

Isto levou o pessoal do jornal O Estado de São Paulo a compilar uma lista dos 100 erros mais comuns no uso do português. A lista faz parte do Manual de Redação e Estilo do jornal que já é tradicional, inclusive. Veja abaixo alguns dos erros da lista:

  • O uso das palavras mal com mau. A primeira opõe-se a bem e a segunda a bom.
  • “Há xx anos atrás” que indica uma redundância, já que há já está refindo ao passado.
  • O emprego de “em” e “a”, como na frase “chegou a Campinas” e não “Chegou em Campinas”.
  • Uma grama ou um grama? O correto é no masculino, um grama.
  • Obrigado e obrigada. É comum ouvirmos mulheres dizer “muito obrigado”, mas o correto seria “muito obrigada”. Ou seja, obrigado e para homens e obrigada para mulheres.

Você poderá consultar a íntegra da lista com os 100 erros mais comuns, segundo o manual do estadão neste link: http://www.estadao.com.br/manualredacao/erro.shtm

Boa parte das pessoas já cometeu um desses erros, então é importante estar atento e procurar conhecer os erros e assim evitá-los.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade