Porque pirâmide financeira é crime?

Home »

Primeiro qual é a definição para a chamada pirâmide financeira e porque no Brasil ela é considerada crime? Existe algum tipo de pirâmide que não seja uma atividade criminal? Qual o problema dela e porque o governo não legaliza esse tipo de atividade?

PG - PG


// Respostas

Primeiro é preciso entender que pirâmide financeira ou corrente é um esquema onde pessoas são recrutadas mediante o pagamento de um valor com a promessa de ser recompensados em x ou y vezes a mais do que o valor que pagou, mas para isso outras pessoas precisam ser indicadas e aderidas ao esquema e assim por diante. Na prática os primeiros a entrar no esquema recebem dos segundos e os segundos dos terceiros e assim por diante.

A expressão pirâmide é usada pois o esquema criar uma base mais sólida e que ganha mais e vai subindo e na medida que mais sobe o topo ganha menos ou nada.

Por que pirâmide é ilegal

É ilegal pois não é sustentável, já que para alguém ganhar outras pessoas precisam entrar e como a população é finita, mesmo o esquema mais bem feito teria um ponto final onde os últimos seriam lesados em favor dos que entraram antes.

Todos os negócios, financeiros ou não, precisam prestar contas ao fisco (governo) de suas operações, isto pode ser feito através da Declaração de Imposto de Renda, tanto de pessoa física, como pessoa jurídica. Desta forma o governo fiscaliza as atividades comerciais, industriais e serviços no país, reconhecendo como legítima algumas e proibindo outras, entre as atividades não reconhecidas pelo governo está a pirâmide financeira.

Conta ainda a favor do não reconhecimento ou da proibição do esquema, o fato das pirâmides não produzir nada, apenas trocar o dinheiro de mãos, então do ponto de vista da economia do país não há ganho de produção e neste caso alguém precisa perder para que outros ganhe.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade