Porque o preço do leite oscila tanto nos supermercados?

Home »

Para quem tem filhos pequenos a corrida ao supermercado para a compra de leite é constante, mas é comum encontrarmos uma variação de preços do leite muito grande. Por que isso acontece e porque o seu preço oscila tanto em relação a outros produtos que são mais estáveis?

PG - PG


// Respostas

O preço dos produtos são variáveis, isto é, dependendo da situação econômica local ou de variáveis que interfiram na sua produção, distribuição, impostos e outros, seu preço poderá oscilar para cima ou para baixo. No caso do leite que é um produto derivado da atividade agrícola os fatores que podem interferir no seu preço são aqueles que de alguma forma venha beneficiar ou dificultar a produção do leite. Como exemplo está os períodos de estiagem ou seca onde o gado sofre bastante e acaba produzindo menos leite e como a produção menor o preço tende a subir.

Efeito supermercado

Mas quando a oscilação é em períodos pequenos pode ser que a influência que esteja agindo não seja a seca no campo e sim a política de preços nos próprios supermercados. Normalmente o leite é usado como isca para atrair os consumidores a outros produtos e isto poderá levar um supermercado a colocar o preço do leite bem abaixo do valor de mercado e assim quando as pessoas vierem ao supermercado acabarão comprando outros itens e uma coisa compensará a outra.

Por fim é preciso considerar que há custos para a produção e distribuição de leite, logo se a demanda de uma região exigir a importação de leite de regiões mais distantes é sinal qe o preço poderá ser impactado pelo frete, por exemplo.



// Dúvidas Relacionadas


 

2013   //   Utilweb   //   Política de Privacidade